segunda-feira, 20 de setembro de 2010

60 Anos da Televisão Brasileira

18 de Setembro de 1950.
Inauguração da TV Tupi. Assis Chateaubriand, o Chatô, espalhou 20 aparelhos de televisão, que ele trouxe dos Estados Unidos, pela cidade de São Paulo. Milhares de pessoas se aglomeraram para ver o início da transmissão e viram uma garotinha, com um cocar na cabeça, que disse: "Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil".

18 de Setembro de 2010.
60 anos depois, um grande espetáculo foi organizado pela Pró-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da TV Brasileira), cuja presidência é ocupada por nada mais, nada menos, que Vida Alves, atriz pioneira da TV brasileira que encenou, junto com Walter Forster, o primeiro beijo da televisão brasileira.
O espetáculo teve a direção de Nilton Travesso e supervisão de Rita Okamura.


A abertura foi realizada pelo balé de Maria Pia Finocchio.


Assim que acabou, entra no palco, Marcelo Tas e Thais Alves (filha de Vida Alves) que aprensentam a primeira atração: Lima Duarte.

Depois disso, emoção atrás de emoção.

Não me recordo a ordem de entrada dos artistas, mas conforme acontecia, quanta lembrança, quanta alegria, quanta saudade...


O músico Caçulinha animou a noite com sua banda.


Lolita Rodrigues fez todos os convidados gargalharem ao cantar o Hino da TV Tupi.


Hebe Camargo roubou a cena. Convidou Silvio de Abreu a entrar no palco, confessou que assiste Passione e ainda questionou quem vai morrer. Silvio, é claro, não disse. Apenas comentou que haverá uma morte no capítulo 126 e será somente uma e não o batalhão de gente que as revistas estão publicando.


Quando Elias Gleiser entrou, quanto carinho senti. Lembrei do meu tempo de criança e da primeira vez que vi o trabalho desse grandioso ator. Foi na novela Sonho Meu.


Regina Duarte, a namoradinha do Brasil. Que simpatia. Ela é maravilhosa!!!


Na sequência (essa sequência eu lembro) entrou a Eva Wilma. Que emoção!!! É a minha ídola!!! Quando eu era atriz, era nela em quem eu me inspirava para compor meus personagens. Ela é demais!!!


E o Goulart de Andrade? Quando ele entrou, não resisti e soltei o famoso "Vem comigo" que ele falava no Comando da Madrugada.

Também teve a presença do "bonitinho" Ronnie Von (ele sempre fala "bonitinho, bonitinha" no programa Todo Seu), Antonio Abujamra, Cid Moreira, Ana Rosa, Laura Cardoso, Silvia Poppovic, Cassio Gabus Mendes (que falou sobre o pai, Cassiano, que também foi um dos pioneiros da TV), Raul Gil, Nicette Bruno e Paulo Goulart, Inezita Barroso, Agnaldo Rayol, Carlos Nascimento etc...


Gabriela Duarte, apareceu representando a 2ª geração da TV brasileira.

Pra finalizar, lembraram vários nomes, com a ajuda da plateia, de artistas que já faleceram. Quase chorei de emoção quando Eva Wilma lembrou do Carlos Zara.


Que noite!!!

Graças a Deus, estive presente nesse evento. Pena dos amigos que não puderam ir. Perderam...

E é claro que não podia faltar o momento "pensar nele". Foi em dois momentos, mais especificamente.


Um, quando o Rolando Boldrin entrou, pois o meu amado um dia me disse que gosta do trabalho dele e que um dia gostaria de participar da gravação do programa Sr. Brasil.


Dois, quando a Wanderléa cantou a música Ternura, pois a letra tem tudo a ver com minha atual situação e a transcrevo abaixo como encerramento deste texto.


Ternura (Wanderléa)

Uma vez você falou,
que era meu o seu amor
e ninguém mais vai separar você de mim,

agora você vem dizendo, adeus
Que foi que eu fiz pra que você me trate assim?

Todo amor que eu guardei para você eu entreguei
eu não mereço tanta dor, tanto sofrer.

Agora você vem dizendo adeus,
que foi que eu fiz pra que você me trate assim?

Toda ternura, que eu lhe dei,
ninguém no mundo vai te ofertar,
e seus cabelos só eu sei, como afagar
o meu pobre coração,
que já não quer mais ilusão,
já não suporta mais sofrer ingratidão,

agora você vem dizendo adeus,
que foi que eu fiz pra que você me trate assim?
agora você vem dizendo adeus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário